Selic e Inflação
Sou economista de formação. Nada excepcional. Um como milhares. No entanto, tenho larga experiência de gestão econômica, administração e outras bobagens.
Nessa minha caminhada, nunca consegui entender como o aumento da taxa Selic pode ser instrumento de combate à inflação. Para mim é uma dessas invenções entregues aos gestores públicos para eles sinalizarem alguma coisa, nunca para combater a inflação. E é muito simples concluir isso: a taxa Selic sinaliza aumento de juros e o mercado, tal qual boiada financeira, vai atrás. Não há banco ou qualquer instituição financeira ou comercial que não aumente seus juros. E juros são custos. E aumento de custos, aumenta a inflação. Então é um processo de auto alimentação de juros: quanto maior a taxa Selic, mais inflação teremos.
Nos velhos tempos de faculdade na USP, nós, candidatos a economistas, aprendíamos que a inflação tinha duas origens: a da demanda e a de custos. Essa que vivemos é a de custos, pois a demanda de qualquer coisa nesta país está na banguela.
Então, se é de custos, como combater isso? atacar os custos e não aumentar juros. E como atacar custos? Só há uma forma, intervir no mercado, principalmente naqueles que impactam diretamente os custos, tais como energia, combustíveis, matérias primas, transportes, enfim, tudo o que saiu do controle. Mas para combater essas variáveis, temos que sair do capitalismo e intervir no mercado. Vale dizer, não vamos intervir, não vamos domar a inflação e vamos, cada vez mais, deixarmos o mercado enriquecer os oportunistas e os banqueiros. E, assim, salvam-se os lucros, mas a inflação continuará a alimentar o enriquecimento de poucos. Então, por que preocuparmo-nos com a taxa Selic? Não sei. Eita economista cego que sou, por isso vou me operar da catarata na semana que vem.
コメント