top of page

Glasgow Escócia

Fritjof Capra é um físico da Universidade de Berkeley, na Califórnia, EUA. É um autor de várias obras literárias sensacionais, dentre as quais se destaca " As Conexões Ocultas - Ciência Para Uma Vida Sustentável". Como se observa pelo título da obra, ele é, também, um brilhante e engajado defensor do meio ambiente.

Nesse livro, Capra faz uma análise desde o surgimento das primeiras células de todos os seres vivos, até os dias atuais. Há uma certa complexidade nas suas quase 300 páginas, mas dá para tirar muitas conclusões.

No desenvolvimento da obra, o autor passa pelos vários estágios da civilização humana, num processo magnífico do desenvolver da vida, não só dos humanos, mas de todos os seres vivos. Expõe sua conclusões de forma clara: Uma delas: " A compreensão sistêmica da vida deixa claro que, nos anos vindouros, essa mudança( dos modelos econômicos vigentes) será absolutamente necessária, não só para o bem estar das empresas, como também para a sobrevivência e sustentabilidade da raça humana como um todo"

Capra coloca o capitalismo no banco dos réus, como responsável pelos desastres à vista. Ele conclui que o planeta não resistirá a função descontrolada do consumo que o capitalismo traz no seu ventre. Não haverá recursos para tudo.

Coloca e sustenta, também, a tese de que o capitalismo se transformou, com a globalização, num cassino planetário, com os recursos financeiros sendo alocados, em função da Revolução Cibernética, em questão de minutos ou segundos, de um país para outro, na ânsia de maximização de lucros especulativos, sem se preocupar com os lixos acumulados, e os problemas sociais, deixados em todos os lugares.

Disso tudo emerge o problema ambiental, assunto sendo tratado na Conferência Sobre o Clima, em Glasgow, na Escócia.

Como todos os brasileiros podem observar, nosso capitão eleito, auto denominado como Mito, não está nessa conferência, até porque ele seria uma espécie de corda em casa de enforcado. É um negacionista de tudo o que vai ser discutido, não só por sua atitude em relação à Covid, mas, também, porque sempre permitiu a abertura da porteia, na destruição do meio ambiente.

Triste para este país, tão importante nesse assunto ambiental. Viramos párias, também nesse aspecto.




コメント


 o MANIFESTo DE LAURO:

 

Lauro Velasco é economista formado pela FEA-USP, mas também é historiador de mão cheia, administrador, educador e auto didata em uma gama de atividades, além de um grande pensador político e social.

 

Nesse espaço iremos abordar assuntos, temas, histórias com um enfoque social e político, mas ao mesmo tempo com uma linguagem simples e fácil de ser entendida e disseminada.

 

E com  esse Manifesto iremos trazer a tona assuntos espinhosos, mas com um tempero bem brasileiro.....

 Siga o lauro: 
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
bottom of page