Liberdade de Imprensa
Há pouco tempo, surgiu um canal da televisão paga, a JP News - Jovem Pan News. Certamente foi uma concessão governamental, com a condição básica de que iria ao ar para defender o Bozo e ser seu arauto para todos os recantos do país.
Com certeza, a imprensa deve ser livre. É um dos sustentáculos daquilo que chamamos de democracia. Eu não tenho essa visão e a atuação dessa JP News me confirma que deve haver algum tipo de bloqueio nesses veículos. Como reagiríamos se uma emissora desse tipo pusesse a defender Adolfo Hitler?
Como devemos reagir a uma emissora que endossa tudo do negacionismo do nosso capitão presidente?. Como defender um indivíduo que continua apoiando tudo o que de bárbaro ocorreu no golpe de 1964 e continua defendendo todos os torturadores covardes daqueles tempos?. Como defender um cidadão minúsculo que nos envergonha a nível nacional e internacional, com sua insuportável postura de negar a ciência e fazer de tudo para que nossas crianças não sejam vacinados e acha que somos todos "tarados" por vacina?
A JP News vai nesse caminho da forma mais desavergonhada. Coloca meia dúzia de "jornalistas" para debater assuntos do momento e, para dizer que é democrata, coloca um desses jornalista, um apenas, que faz o papel de contraponto. Só que os demais cinco ou seis jornalistas sequer deixam esse discordante faze uso da palavra. Jogam sobre a cabeça desse solitário impropérios discursivos e sequer o deixam concluir seu raciocínio. É uma clara lição do que não deve ser praticado por uma imprensa livre. Com toda a certeza, há um polpudo contrato do governo federal, como retaguarda para tal postura da emissora. Sempre costumo dizer que imprensa livre só existe para o dono do veículo de comunicação e sempre se subordina aos interesses do veículo e de seus acionistas. O resto é tudo sonho de quem imagina que um dia será um jornalista com plena autonomia de conduta.
Não esquecer que tenho e tive amigos jornalistas, que honraram seus diplomas e suas condutas. Mas essa JP News nos envergonha tanto como o Bozo.
Comments