Causa e Efeito/ Ação e Reação
Há 20 anos, no dia 11/09/2001, o mundo assistiu, ao vivo e em cores, o ensaio de um Armagedon, na cidade de Nova York e em Washington, com os ataques às Torres Gêmeas e ao Pentágono.
Mais uma vez, e diante da cultura atávica de revanche, nenhum norte americano parou para pensar porque aquilo ocorria. Apenas lamentaram os mortos, nominando-os como heróis e partiram para o ataque dos agentes destruidores. Alguns até inventados.
Por tudo o que se viu pelas consequências, não houve um minuto sequer para refletir, e vislumbrar que, do outro lado, houve também mártires e heróis, que entregaram suas vidas no combate àquilo que era, para eles, o símbolo do Mau, dentro de sua própria casa.
Eu sempre vi aquele momento como oportunidade única para reflexão, para se tentar mudar o ruma da história e dar os primeiros passos para um mundo mais civilizado. Não houve nada disso, apenas a retaliação. Olho por olho, dente por dente. Assim a humanidade continuou caminhando na direção de fazer todos banguelos e cegos.
Nunca conseguem aprender com os próprios erros e com as próprias dores. Tem que retribuir com mais sangue e mais dores, num processo interminável de ação/reação, causa e efeito.
Continuamos assistindo o de sempre: mais norte americanos sem braços e sem pernas, com as cabeças à procura da razão. É um país cada vez mais sofrido. Homenageia as vítimas em rituais sem bom senso, pois apenas destina flores e lágrimas para aqueles que morreram deste lado do Atlântico. Não há muito que esperar desse país. Até hoje não se comovem com o genocídio de seus índios e esqueceram as vítimas de suas bombas atômicas. Sem falar na rapina de território de seus vizinhos.
Kommentare