top of page

Entendimento de Causa e Efeito

Ouço, leio e vejo, desde há muito tempo, a discussão sobre a violência, criminalidade e outras coisas correlatas, em todo o país.

Difícil as pessoas, de qualquer nível, entenderem que tudo isso que aí está é EFEITO. Não é CAUSA, no primeiro momento.

As CAUSAS primeiras estão em outro patamar, que a sociedade ignora, ou coloca debaixo do tapete: desemprego, salários aviltantes, sistema precário de saúde, inalcançável habitação decente, injustiças em geral e muitas outras, além da constatação óbvia de concentração de riqueza e poder num seleto grupo de privilegiados.

Os miseráveis, na acepção genérica do termo, olham para esse cenário negro, desolador, desesperançado e, ciente e consciente de que lhe resta viver uma única vida, descobre-se marginalizado dos prazeres do consumismo e do poder, tão presente no cotidiano dos meios de comunicação.

Nesse inconformismo, dentro desse panorama, entende que precisa conquistar esses mesmos direitos e prazeres da vida, dos quais está marginalizado. Assim, matar, roubar, estuprar, drogar-se e outras desqualidades sociais e éticas passam a ser o único caminho que resta, na única vida que viverá, para poder gozar os mesmos prazeres e satisfazer suas necessidades.

Não vejo esperança, no cenário atual, para reverter esse quadro, mesmo porque ele é, em grande parte, resultado de um cruel sistema econômico capitalista, que leva, sempre e continuamente, a uma concentração de riqueza, vale dizer, de poder.

Se há uma PEQUENA ESPERANÇA, pequena, ressalte-se, ela reside unicamente, numa política RADICAL DE EDUCAÇÃO, centrada somente na ESCOLA PÚBLICA. Muitas escolas públicas, incontáveis escolas públicas, para todos os cidadãos e DA MELHOR QUALIDADE. Essa é a única e pequena esperança para tentar reverter os EFEITOS ATUAIS.

Os professores devem, precisam, retornar à condição de sendeiros, guias desse novo cenário. Não precisam ter os ganhos de um deputado, nem o prestígio de um jogador de futebol, como diz uma inteligente correspondente no face. Mas, precisam ter a REVERÊNCIA dos verdadeiros ÍDOLOS.

Enquanto a sociedade não entronizar novamente os professores no lugar de onde nunca deveriam ter saído, jamais conseguiremos escapar do atoleiro atual e tudo continuará sob o tapete.

Esse é, com certeza, A CAUSA MAIS IMPORTANTE NA ORIGEM DESSES EFEITOS, que todo dia nos assustam. E a pequena e última esperança, aquela qualidade da caixa de Pandora que não escapou, para nossa sorte.



Comments


 o MANIFESTo DE LAURO:

 

Lauro Velasco é economista formado pela FEA-USP, mas também é historiador de mão cheia, administrador, educador e auto didata em uma gama de atividades, além de um grande pensador político e social.

 

Nesse espaço iremos abordar assuntos, temas, histórias com um enfoque social e político, mas ao mesmo tempo com uma linguagem simples e fácil de ser entendida e disseminada.

 

E com  esse Manifesto iremos trazer a tona assuntos espinhosos, mas com um tempero bem brasileiro.....

 Siga o lauro: 
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
bottom of page