top of page

Pedido de Socorro

Formei-me em economia na USP, em 1968. De lá para cá, nunca deixei de me atualizar nos estudos econômicos.

O livro Introdução à Economia do prof. Samuelson, nos dois enormes volumes de mais de 1000 páginas, nos ensinava, entre tantas lições, a respeito de INFLAÇÃO.

Não só esse autor como todos os meus mestres, inclusive o prof. Delfin Neto, nos diziam que havia dois tipos de inflação:

-A Inflação de Demanda;

-A Inflação de Custos.

A inflação de demanda era aquela que provocava o aumento de preços em razão da economia estar exageradamente AQUECIDA. A loucura pela procura de bens e serviços provocava a insuficiência de oferta e, com isso, o preço aumentava. A solução era simples: criar freios da demanda.

A inflação de custos era aquela que demonstrava os aumentos de preços, em função dos aumentos de custos na produção de bens ou serviços. Assim, aumento de custos de matérias primas, níveis salariais, insumos, como energia elétrica, combustíveis, transportes, impostos, etc, provocava esse fenômeno. No nosso caso, nos dias de hoje, até a alavanca cambial provoca esse aumento, eis que nos permite igualar preços do mercado externo aos do mercado interno, internando os custos cambiais. Uma loucura, mas coisas do capitalismo liberal, que não admite intervenção..

Há, contudo, um componente de custo extremamente importante, que é a Taxa de Juros. Desnecessário relatar sobre os efeitos dos juros sobre os custos.

É aí chego onde desejo: como posso aumentar a Taxa Selic para combater a inflação? Sabemos que essa taxa cria parâmetros dos rumos da economia e os agentes econômicos, com o aumento da taxa, sinalizam que os juros vão aumentar. Então, o aumento da taxa Selic é como combater um incêndio jogando gasolina nas chamas.

Depois de mais de 50 anos formado, sem nunca ter deixado de ler e estudar, ainda hoje não entendo a lógica do combate à inflação com o aumento da Taxa Selic, vale dizer, com aumento da taxa de juros do mercado, um enorme componente dos custos na formação de preços das mercadorias.

Por isso, peço socorro, para que alguém genial me explique o que não estou vendo. E o faça logo, antes que eu morra e tenha constatado que tudo que aprendi nos bancos acadêmicos possa ser jogado fora, na lata do lixo. Não serviram para nada, como tantas coisas que tentei aprender na vida e lutar por elas.



Comments


 o MANIFESTo DE LAURO:

 

Lauro Velasco é economista formado pela FEA-USP, mas também é historiador de mão cheia, administrador, educador e auto didata em uma gama de atividades, além de um grande pensador político e social.

 

Nesse espaço iremos abordar assuntos, temas, histórias com um enfoque social e político, mas ao mesmo tempo com uma linguagem simples e fácil de ser entendida e disseminada.

 

E com  esse Manifesto iremos trazer a tona assuntos espinhosos, mas com um tempero bem brasileiro.....

 Siga o lauro: 
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
bottom of page