top of page

CPMF

Estuda-se a ressurreição desse imposto.

Já escrevi neste espaço e continuo defendendo a mesma tese: os únicos agentes que pagam impostos são os CONSUMIDORES FINAIS ou a quem os serviços foram prestados como pessoas físicas. Empresas englobam esses impostos na formação de preços. Nos seus diversos estágios. Prestadores de serviços também os consideram para quantificar o preço de seus serviços. Não há exceções.

Assim, essa história de imposto cumulativo é mera balela. Vai se incorporando ao custo e tudo é reembolsado quando o consumidor final adquire o bem ou serviço. Hoje também é assim na cadeia tributária, porém mais complexo.

Assim, só paga esse imposto, efetivamente, o consumidor final.

Por que tanta resistência para implantar um imposto tão simples? Porque o CPMF ou qualquer outro imposto assemelhado desnuda TODA A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS, deixando muito claro as operações LÍCITAS E ILÍCITAS da sociedade como um todo. Por isso, tantos praticantes dos "por fora" , ou vulgo Caixa 2, não desejam deixar o rabo para fora nas suas maracutaias.É só por isso.


 o MANIFESTo DE LAURO:

 

Lauro Velasco é economista formado pela FEA-USP, mas também é historiador de mão cheia, administrador, educador e auto didata em uma gama de atividades, além de um grande pensador político e social.

 

Nesse espaço iremos abordar assuntos, temas, histórias com um enfoque social e político, mas ao mesmo tempo com uma linguagem simples e fácil de ser entendida e disseminada.

 

E com  esse Manifesto iremos trazer a tona assuntos espinhosos, mas com um tempero bem brasileiro.....

 Siga o lauro: 
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
bottom of page