top of page

Chile

O Chile está pegando fogo com a miséria lá plantada por Pinochet, o ditador extremista liberal. Grande parte dessa revolta se explica em função da criminosa reforma da previdência, onde a capitalização bancária foi prevalecente. A minimização do estado foi, também, determinante no modelo econômico.. Assim, se explica, como consequência, a secularização da diferença de renda, que, dia a dia, se agrava com a concentração em poucas mãos, criando novos bolsões de miséria e privilegiando os ricos cada vez mais. Esse cenário é que nos espera com a presente reforma, onde o componente de capitalização aparece como destaque. É, claramente, uma reforma que privilegia o sistema bancário e afoga os direitos dos trabalhadores. Fica também claro que, nessas reformas, nada é feito para mudar o perfil de distribuição de renda, ao contrário, tudo vai na direção da concentração. Exatamente o que está ocorrendo lá, aqui irá ocorrer, também. É só esperar para ver.


 o MANIFESTo DE LAURO:

 

Lauro Velasco é economista formado pela FEA-USP, mas também é historiador de mão cheia, administrador, educador e auto didata em uma gama de atividades, além de um grande pensador político e social.

 

Nesse espaço iremos abordar assuntos, temas, histórias com um enfoque social e político, mas ao mesmo tempo com uma linguagem simples e fácil de ser entendida e disseminada.

 

E com  esse Manifesto iremos trazer a tona assuntos espinhosos, mas com um tempero bem brasileiro.....

 Siga o lauro: 
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
bottom of page