top of page

"Selo de Mau Pagador"

Uma coisa eu não consigo entender, entre outtras milhares: O Brasil perde o selo de BOM PAGADOR da agência Fitch. Eu pergunto: um país que tem cerca de US$ 300 bilhões de Reserva, que não dá calote há muitos anos, que tem superávit no balanço de pagamentos com o mundo exterior, que não atrasa nenhum pagamento internacional, ou seja, não está em defaut com ninguém, como pode ser rotulado de mau pagador? É como se você comprasse nas Casa Bahia a prazo, está... absolutamente em dia e você, de uma hora para outra, mesmo você não pedindo mais nenhum crédito passa a ser um risco de inadimplência.Sutilezas apenas para aumento das taxas de juros internacionais e, não se iludam, para reforçar o cenário de inviabilização governamental, contribuindo para a tese do impeachment. Eu perguntaria: qual a importância da Fitch na nossa vida que nós não podemos mandá-la à p.q.p? Por que ela age como se fosse uma autoridade imperial a que nos devemos curvar? E, por fim: por que não dá um enorme tratamento de risco aos EUA, cujos títulos respaldam uma dívida de mais de US$ 16 trilhões, e que, se todos os credores apresentarem a conta eles quebram no dia seguinte. Parece-me que não temos coragem para dizer essas coisas na lata desses imperialistas.


 o MANIFESTo DE LAURO:

 

Lauro Velasco é economista formado pela FEA-USP, mas também é historiador de mão cheia, administrador, educador e auto didata em uma gama de atividades, além de um grande pensador político e social.

 

Nesse espaço iremos abordar assuntos, temas, histórias com um enfoque social e político, mas ao mesmo tempo com uma linguagem simples e fácil de ser entendida e disseminada.

 

E com  esse Manifesto iremos trazer a tona assuntos espinhosos, mas com um tempero bem brasileiro.....

 Siga o lauro: 
  • Facebook B&W
 POSTS recentes: 
bottom of page