"O Meu Amigo Judeu"
Todos os anos, os poucos que restam de minha turma de economistas da FEA - USP, de 1968, período noturno, se reunem para comer uma pizza e jogar conversa fora. São poucos os sobreviventes.
Sai de tudo naquela mesa, cada um com sua fórmula pessoal para salvar o país, e, se duvidar, o mundo.
Um deles é um velho amigo judeu. Muito devo a ele, no sentido da solidariedade entre companheiros. Me visita, quando adoeço, me manda, todos os dias, artigos para ler no meu face, sem contar que, no passado, complementou meus conhecimentos técnicos, que ele dominava melhor que eu, sem pedir sequer um "obrigado".
Nós, sempre, nesses encontros, nos divertimos muito, falando mal de todos, exceto de nós mesmos, mas com destaque aos judeus.
Ele, como Hannah Arendt, acha que os responsáveis pela discriminação contra os judeus são os próprios judeus. Na tese dele, não minha, ele diz que, como povo eleito, eles são o óleo, de origem divina e os demais humanos são a água plebéia. Por isso não se misturam. (Ele ri)
Ele, como judeu, já começa a diferenciar-se: casou com uma plebéia aquífera brasileira.(Quem rí sou eu).
Quando falamos de religião, ele ateu, rimos mais ainda, pois ele desenvolve um racicínio cartesiano sem possibilidade de contestação.
Ele diz: as religiões cristãs são adoradoras de um judeu, que foi morto pelos judeus, que, durante séculos, os cristãos discriminaram. Ao longo desses séculos ninguém percebeu que aquele que os cristãos consideram como filho de Deus, é também um judeu. Ou seja, os cristãos adoram um judeu e discrimam os demais judeus, sem perceber a contradição. Ele ria sem parar.
Pedimos mais uma pizza e outra cerveja e continuamos rindo, deixando o filho de Deus de lado, bem como os herdeiros das 12 tribos, tal a insensatez humana em geral.
Ninguém precisa se aborrecer com o presente relato. Ninguém deseja contestar nem afrontar coisa nenhuma. Era apenas um encontro de companheiros economistas já quase no fim da vida. E, nem todos, como eu, discrimam quem quer que seja. Há lugar para todos neste mundinho.